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Belém sediou o 69° Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria |
O Brasil está passando por uma crise econômica que vem atingindo todos os setores da economia, mas o impacto no setor de panificação é menor em alguns lugares como o Pará, os resultados são bem satisfatórios por conta dos hábitos do consumidor paraense.
De acordo com o "Estudo de Tendências: Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017", realizado por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip), que avaliou os hábitos dos consumidores, Belém, é a cidade que mais prefere comprar pão em padarias, com 97,2% comparado ao consumo das principais capitais do país.
O mercado de panificação tem um diferencial diante dos outros setores, que é o fácil acesso as pessoas que buscam o primeiro emprego ou queiram empreender num negócio próprio. E assim torna-se também muito favorável a inclusão de pessoas com deficiência ao mercado, a partir da panificação.
"Hoje existem 2 mil panificadoras no estado, sendo 800 em Belém e que geram aproximadamente 40 mil empregos formais e informais" relata Elias Pedrosa, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Pará (Sindipan).
Este setor é tão constante e promissor que durante a 69º Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP) e Confeitaria em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Pará (Sindipan), realizada no último dia 23 de setembro, em Belém, foi apresentado aos empresários e padeiros paraenses o Plano Estratégico, que vai avaliar e orientar na qualidade do pão francês para manter o crescimento do setor. Além de acompanhar os cases de sucesso, por meio do empreendedorismo.
O Plano Estratégico foi implantado em 2013 e vem sendo divulgado pelo Brasil, com a meta de fazer uma prospecção do futuro, ou seja, para um período de 10 anos, onde será preciso trabalhar de forma unificada para identificar tendências a partir dos novos hábitos do consumidor e estabelecer um crescimento constante do setor.
A estimativa é que em 2023 o mercado brasileiro de panificação e confeitaria apresente quatro principais tipos de padarias: Goumert ; Mini padarias ; Padarias comércio e a boulangeries ou boutiques de pão .
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José Batista, Presidented da Abip elogia atuação do Pará |
Também durante a Convenção, foi o Plano Nacional de Panificação que vai revelar os dados reais do setor de panificação identificado primeiro por estado e depois por região, tanto no que diz respeito aos hábitos de consumo e geração de emprego.
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Presidente do Sindipan-Pa comemora desempenho do Senai no desenvolvimento de cursos |
O presidente comemora o desempenho do Senai, em fazer ótimo um trabalho, em que tem trabalho gratuito."Têm cursos que são pagos e têm cursos com uma cota de gratuidade e isso é feito pelo Senai, em que não só uma pessoa que já possui uma profissão, mas uma dona de casa que queira aprender a fazer algo. Existe essa integração do Senai. A gente como sindicato sempre coloca para o SENAI as novidade que tem, em termos de equipamento, porque é importante que lá no SENAI tenhamos os equipamentos modernos e que possam ajudar nessa mão de obra que a gente precisa. Com a reformulação da nova Unidade de Alimentos, que vai atender essa demanda de Panificação e muito melhor para quem quiser fazer os cursos no SENAI", comemorou.
"Com três horas de aulas por dia, os alunos aprendem a utilizar e manusear os equipamentos encontrados em uma padaria, bem como reconhecer os elementos utilizados nas etapas da panificação e confeitaria. '60% dos alunos que participam do curso já trabalham na área e outros 20% já estão montando o próprio negócio. O restante dos alunos já deve sair com algo em vista, pois no curso eles também fazem uma sondagem no mercado de trabalho", esclarece Otaviano Roma, professor do Curso de Panificação do Senai.
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